Afinal, o que é Certificado Digital?
O certificado digital ICP-Brasil é um documento eletrônico, que pode ser emitido para cidadãos, pessoas físicas, e empresas, pessoas jurídicas. O uso do certificado ICP-Brasil garante validade jurídica, autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio às operações realizadas por meio dele em ambiente virtual.
https://www.iti.gov.br/icp-brasil/2-uncategorised/95-beneficios
Em outras palavras, o certificado digital é o seu documento físico de identificação (RG + CPF). E no caso de empresas, o cartão CNPJ no meio digital.
Vamos analisar o exemplo abaixo:
Conseguiu entender?
– “Em partes, sim. Mas não entendi ainda como é isso, não sinto que seja palpável…”
Deixe que eu te explique como funciona na prática, vamos la!
Como utilizar
Como apresento o meu certificado digital?
Assim como falamos anteriormente, seu certificado digital é o mesmo que apresentar seu documento físico e a assinar a mão para confirmar que é você (assinatura).
No meio digital não é diferente: O dispositivo ou arquivo (depende do modelo que você vai escolher) irá conter todos os seus dados armazenados lá e inclusive a sua assinatura a mão.
– “Uai, mas ai eu posso escanear colorida a minha assinatura e ai fica tudo certo, da no mesmo, não?!”
Infelizmente não, pois como você irá confirmar que é você mesmo e não alguém se passando por você?
Então como é o uso do certificado digital na prática? Vamos descobrir analisando a imagem abaixo:
Do lado direito, temos o RG que é apresentado em situações como: ir ao banco, consultar o FGTS, saber a situação do seu imposto de renda, você entrega no cartório para autenticar um outro documento… ufa! Só de pensar nisso já ficamos cansados com essa burocracia toda!!
Porém, ao lado esquerdo, temos o CERTIFICADO DIGITAL, todas as vezes que você precisar autenticar os seus documentos, você vai no software de assinatura e pede para assinar com seu certificado digital, ele busca os seus certificados digitais instalados no computador, e te da todas as opções disponíveis. Caso você esteja usando o de pessoa física, basta você selecionar a opção que contém seu nome completo, digite a senha (quando aplicável) e permita que ele acesse os dados para saber se você registrou o seu nº de CPF, de RG (opcional), nº da CNH, local onde você nasceu, seu status civil, sua foto, suas digitais e sua assinatura da criação do certificado digital. Quando o sistema te pede a senha, é para que ele saiba se é você mesmo, então digitando a senha você diz para o computador e para o sistema: SIM SOU EU MESMO COMPUTADOR, PODE USAR OS MEUS DADOS PARA ME DAR O QUE EU QUERO.
Agora sim, ficou bem mais simples né?!
Vamos entender mais um pouco dos modelos disponíveis.
Qual modelo eu devo escolher? O que são esses modelos?
Os modelos de certificados digitais são as opções de uso dele, vejamos assim:
Modelos A3
Não se apegue a esse termo “A3”, pois é a nomenclatura para informar que quando você escolhe essa opção, seus dados digitais precisam de um local criptografado para serem inseridos.
Por serem armazenados em objetos que você sabe onde está (pois pode ser carregado com você) eles possuem período de duração de 1, 2 e até 3 anos e você pode escolher se deseja adquirir um com seu CPF ou seu CNPJ.
Certificado digital em cartão são seus dados inseridos dentro de um cartão criptografado. Para que você utilize precisa adquirir uma leitora de cartão ou possuir a entrada de cartões criptografados disponível em seu notebook ou desktop. Para adquirir informe que deseja este modelo na sua compra.
Certificado digital em token são seus dados inseridos dentro de um token criptografado. Para que você utilize basta instalar e colocar ele no computador pois sua entrada é via USB. Para adquirir informe que deseja este modelo na sua compra.
Todos os dois modelos possuem período de 1, 2 ou 3 anos e podem ser gerados para pessoas físicas e jurídicas.
Modelos A1
Todos os modelos A1 são seus dados digitais inseridos dentro de um arquivo criptografado, uma vez que você registra a senha na instalação ele já instala os dados no computador e ele tem sempre acesso livre ao certificado digital.
Por serem armazenados diretamente na máquina eles possuem apenas período de duração de 1 ano por razões de segurança. Assim como o A3 ele pode ser emitido tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica.
Há muitas vantagens em possuir o certificado digital A1, tais como: realizar cópias de segurança para caso de perda ou formatação da máquina, uso simultâneo de várias instalações, não necessita de instalar drivers, você só precisa instala-lo (como um aplicativo ou programa).
O modelo A1 possui período de 1 ano apenas e pode ser gerado para pessoas físicas e jurídicas.
PARABÉNS!
Agora você sabe o que é o certificado digital e como funciona.
Viu como é simples e prático?
Agora que você já possui o conhecimento do que é o certificado digital e a sua importância, você pode consultar as aplicações dele para pessoas físicas e jurídicas, poderá descobrir como instalar seus drivers, como fará para comprar o seu e como acontece o processo de aquisição. Se precisar de uma ajudinha, nosso suporte está pronto para te orientar nessa escolha.
Aqui seguem algumas opções que podem ser interessantes para você e qualquer dúvida basta clicar no botão verde, esse ai do whatsapp no seu canto esquerdo da tela e conversar com um especialista no assunto.
Burocracia não é mais inevitável, é uma escolha. Seja digital, seja Notorium!